Infraestruturas

Obras que mudaram para sempre VRSA
Deparámo-nos no passado na fraca mobilidade e as dificuldades de acesso em Vila Real de Santo António. O que fizemos foi um conjunto de acções como procura de qualidade de vida e de melhoria contínua do relacionamento das pessoas com os lugares. Requalificámos todas as entradas da cidade, que estavam degradadas, e assim desenvolvemos melhores acessos e uma imagem renovada. Foram criadas 30 km de ciclovias, nomeadamente em toda a área antiga da Estrada Nacional 125, permitindo mais segurança e a realização da prática desportiva, como acontece na Estrada da Mata.
Sair de Vila Nova de Cacela pela EN125 representava um permanente sobressalto, por isso foi necessária a construção de uma rotunda permitindo a circulação rodoviária mais segura.

A zona história de Vila Real de Santo António foi repensada em questões de mobilidade e segurança com a substituição da calçada lateral da Praça Marquês de Pombal por um novo piso, pondo fim aos acidentes que ocorreram ao longo dos anos. Muitos eram aqueles que tinham dificuldades de acesso à zona centro da cidade, por falta de transporte situação que foi solucionada com a criação do Autocarro Social, garantindo a todos o acesso aos principais serviços.
Foram construídas 17 novas estações elevatórias em todo o concelho de VRSA e implementados 34 quilómetros de novas condutas de esgotos, modernizando uma rede antiquada que, em muitos casos, não se encontrava ligada aos sistemas intercetores e às Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Já no abastecimento, a obra desenvolvida com verbas do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT) permitiu a renovação de mais 33 quilómetros de tubagens de água e a construção de 4 novos reservatórios, diminuindo as roturas e os episódios de falta de água.
Foram investidos 60 milhões de euros em novas redes de abastecimento, saneamento e drenagem de águas, intervenções que são o maior investimento alguma vez realizado no concelho em termos de obra pública.

 

Aspetos Relevantes

  • Requalificação da Praceta Casablanca.
  • Requalificação urbanística do Sertão de Monte Gordo.
  • Abertura das Lojas da Água nas freguesias de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela.
  • Construção de novas redes de água e saneamento em todo o concelho.

 

 

Porque a sua opinião é importante.

Seja o primeiro a comentar!

Notificação
avatar
wpDiscuz